Pesquisar.org Facebook

Mensagens de Reflexão

O jovem triste e solitário

Gif da mensagem




Outro dia estava eu distraído, deliciando um cigarrinho, quando me chamou atenção um jovem estudante deficiente físico. Ele estava sozinho, embora diversos outros estudantes passassem em grupos, namorando, conversando e brincando, como é normal nessa faixa de idade. O nosso jovem, não, estava visivelmente amuado, amargurado, cabisbaixo e isolado, não sei se por ele mesmo, ou se pelos outros. Imediatamente me veio uma tristeza imensa, e comecei a pensar: será que ele está triste por causa da sua condição física? Ou será que ele tirou uma nota baixa em alguma matéria? Ou ainda, se terminou algum relacionamento que acabou por lhe abalar? Comecei então a torcer para que fosse a segunda ou a terceira opção, pois, qualquer uma das duas seria sazonal e, em breve, o nosso jovem voltaria a ser uma pessoa alegre. Mas se assim não fosse, seria bastante difícil o nosso jovem voltar a sorrir, se é que algum dia ele tenha sido feliz.

A vida é engraçada, não? Veja bem, eu nunca havia visto o rapaz, não sei nada sobre a vida dele e, já estou eu aqui especulando! Normalmente é assim mesmo, nós tentamos adivinhar o que os outros pensam e, na maioria das vezes damos com os burros n’água.

Se às vezes nós somos surpreendidos por nossos impulsos, como é que podemos supor que conhecemos os outros? Independente de ser pai, mãe, irmãos, mulher, filhos ou amigos. Volto a insistir; se nós não conhecemos nem a nós mesmos, como é que vamos conhecer os outros?

Não há nada mais tênue, mais sutil do que aquilo que uma personalidade pode esconder, tem casos que você convive uma eternidade com uma determinada pessoa e, de repente, essa pessoa que você conhece há tanto tempo, toma uma atitude inimaginável, te deixando pasmo, surpreso, entusiasmado ou decepcionado.

Com a convivência, nós vamos traçando o perfil das pessoas, e podemos até avaliar com alguma segurança, o que um ou outro de nossa intimidade é capaz ou não de fazer, mas mesmo assim, em muitas ocasiões somos surpreendidos por atitudes que não estavam no script.

Assim nos damos o consentimento para formamos opiniões e, nós forjamos idéias positivas ou negativas passando a cultuá-las, e quando nos damos conta, mais uma decepção ou mais uma agradável surpresa.

Quando alguém te contar uma história, mesmo favorável, não te esqueças que na outra ponta haverá sempre uma outra versão e, que a mesma poderá não ser tão favorável.

NÃO SEJAS TAXATIVO NA AVALIAÇÃO DO SER HUMANO, POIS NÓS SOMOS UMA ENORME CAIXA DE SURPRESAS!!!

Autor da mensagem: Tonico Nascimento


Se confessares os teus pecados, Deus é Fiel e Justo para te purificar de toda injustiça.
Autor:   1 João 1,9
Copyright 2004-2024 - Pesquisar.org - Todos os direitos reservados.