Pesquisar.org Facebook

Mensagens de Reflexão

O Jovem Mestre

Gif da mensagem


Morando em um vilarejo, um jovem sábio, dedicava-se em ajudar sua comunidade e as pessoas que ali viviam. Sua liderança mantinha as pessoas unidas e os trabalhos eram realizados com dedicação e satisfação.

Esse jeito simples e humilde, começou a incomodar pessoas, que queriam aproximar-se do vilarejo, visando interesses alheios, e em virtude de sua liderança não obtinham êxito.

Certo dia, quando o jovem sábio estava dialogando com os membros da comunidade, aproximou-se uma pessoa e cuspiu em seu rosto, as pessoas presentes quiseram reagir, mas o mestre interveio e pediu para que ninguém fizesse nada e deixasse ele continuar; então o individuo se sentindo o máximo, gritava todos insultos conhecidos na redondeza, falava de forma a denegrir a imagem do sábio, querendo desestabilizar sua relação com a comunidade. Mesmo sofrendo tamanha humilhação, o jovem sábio não reagiu.

Mediante a inércia do jovem mestre, o individuo retirou-se do local totalmente desnorteado, mas os membros do vilarejo ficaram desapontados com seu líder e lhe perguntaram:

- Como pode ser tão humilhado, e nada fazer? O jovem mestre respondeu!
- Quando alguém lhe dá algo e vocês não aceitam o que acontece? Todos responderam que ficava com quem tentou entregar, então o mestre disse: também vale para aquelas pessoas que: gostam de fazer mesquinharias, de falar inverdades, que deixam de lado a moral e descem as raias da imbecilidade com intuito de favorecer alguém ou um grupo de pessoas e também o seu interesse próprio. Assim, quando não aceitamos o que nos foi dado, continuará a pertencer a quem os carregava, que devolverá ao fiel mandatário.

Todos nós em nosso dia a dia passamos por situações semelhantes, e talvez nossa reação seria partir para agressão, e se assim for nossa atitude, com certeza teremos muitos problemas. Portanto, como diz um velho samurai: A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas só podem lhe tirar a calma se você permitir...

Autor da mensagem: Desconhecido

Contribuição: Denise Carreira


Em tempo de paz, os filhos sepultam os pais;
em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos.
Autor:   Heródes
Copyright 2004-2024 - Pesquisar.org - Todos os direitos reservados.