Para os alemães Werner Küstenmmacher e Lothar J. Seiwert a palavra “não” pode ter um efeito fantástico na vida das pessoas. Essa é uma das premissas que eles defendem no livro Simplifique a sua Vida. Para eles, recusar-se a fazer determinadas coisas é um dos caminhos mais eficazes para administrar melhor o tempo – e ganhar mais qualidade de vida. O livro é dividido em sete capÃtulos, e em cada um deles temos dicas de como simplificar um item especÃfico. No capÃtulo Simplifique o seu Tempo, sugerem sete maneiras de dar uma negativa sem ofender ninguém. As quais citamos a seguir:
Reconheça a importância do pedido
Sempre reforce o valor do que estão lhe pedindo. Mas depois, deixe bem claro que, no momento você esta ocupado com outras atividades. Por isso, infelizmente você será obrigado a dizer “não” para a proposta.
Elogie o outro
Ao receber um pedido, faça elogios à outra pessoa, para fortalecer a sua relação com ela. Assim, se for o caso de dizer “não”, você dá uma introdução mais suave para a sua negativa.
Deixe claro que a recusa tem a ver com você e não com outra pessoa
As pessoas aceitam melhor uma recusa quando ela se baseia em valores. Frases desse tipo podem ajudá-lo a sair da saia justa: “Minha famÃlia é prioridade para mim. Infelizmente não poderei fazer o que esta me pedindo, porque isso vai implicar ficar menos com eles”.
Não diga que não tem vontade de fazer determinada coisa
Colocar a recusa nesses termos só serve para deixar o outro chateado. Melhor dizer “nesta data não é possÃvel” ou “vai ser difÃcil fazer isso agora”.
Não leia nas entrelinhas
Ater-se ao que lhe foi dito é a melhor maneira de dar uma recusa, principalmente no caso de pedidos indiretos. Por isso, não interprete o que o outro esta lhe dizendo. Se alguém fala que esta sem dinheiro e suas contas estão no vermelho, não interprete como um pedido de empréstimo. Pode até ser, mas o que você deve é responder, apenas deixando clara sua compreensão emocional do problema.
Seja direto
Muitas vezes dizer “não” sem pensar duas vezes é o melhor jeito de resolver a questão. É o que costuma fazer o consultor Paul Dinsmore, da Dinsmore Associates, consultoria especializada em gestão de projetos, quando recebe pedidos que não tem a ver com sua área de atuação ou interesse pessoal. “Com toda a educação, mas sem enrolar, recomendo que a pessoa procure um expert na área, porque não tenho informações sobre o assunto”, diz.
Peça um tempo para pensar
Nada melhor do que pensar bem antes de dizer que uma tarefa não lhe cabe. Assim, você fala sobre o assunto com mais convicção e, o que é mais importante, munido de argumentos para convencer seu interlocutor.
Também temos que aprender a dizer "sim". A atuar diariamente em atividades que nos levem ao destino que almejamos, que enobreçam nossa vida, que colaborem com nossa satisfação e felicidade. Tem gente que se sente culpada por ir à academia, ou passar uma manhã com os filhos, ou dar um tempo valioso para uma ação associativa, entretanto são essas atividades que humanizam nossa existência. Temos que dizer "sim" ao que faz bem à nossa alma e desenvolve nossa capacidade de pensar e agir com mais eficácia. Na equação final o uso do tempo que fazemos é exatamente proporcional ao valor da vida que levamos .
Vote em nossa enquete, pois sua opinião nos ajudará na escolha dos próximos artigos.
Bibliografia:
Utiyma, C.H., Aprenda a dizer “não”, Você S/A, Ed. 78, Dezembro 2004.
Magalhães, D., Administração do Tempo, disponÃvel em
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/planejamento/180702-curso_tempo_dulce.shtm
acesso em 13/03/2006
Adaptado por:
Aliste, A. J. – GNS/Equipe de Gestão da Qualidade
Autor da mensagem: Desconhecido
Contribuição: Francisco Campos
|