Pesquisar.org Facebook

Mensagens de Amizade

A Semente

Gif da mensagem


Conta-nos uma lenda oriental, que uma certa mulher muito pobre, passeava com seu filho no braço, e ao passar diante de uma caverna, ouviu uma voz: “Entre e pegue tudo o que você quiser! Mas, não se esqueça da semente. Agora, preste bem atenção: depois que você sair, a porta será fechada para sempre. Então, aproveite bem a sua oportunidade; mas, não se esqueça da semente...”

Entre o pânico e o êxtase, a mulher entrou na caverna ao ver a porta se abrir. Encantada com tantos tesouros, colocou seu filho no chão e, apressadamente, foi enchendo seu avental com tudo o que podia guardar.

A esta altura, a voz ecoou novamente: - “Você tem pouco tempo; não demore muito! Mas, não se esqueça da semente”

Ao perceber a porta se fechando, a mulher correu apressadamente para salvar o que tinha conseguido juntar. Ao sair, a porta fechou-se. Desesperada, ela lembrou-se de que a criança ficara lá dentro. O desespero tomou conta do seu coração. Ganhara muito ouro, mas perdera o único filho. A riqueza durou pouco; a sua dor persistiu por toda a vida.

De alguma forma, esta lenda tem muito a ver com a nossa existência. Nossas sementes são nossos filhos, nossos pais, nossos familiares, nossos amigos, nossa fé, nossa esperança, nosso trabalho, nossos sonhos e nossos valores.

O problema central está na maneira como olhamos para a vida. Não podemos enxergar o mundo como se ele fosse uma grande feira livre, onde vamos enchendo as sacolas com aquilo que encanta os olhos, e depois, nos esquecemos do que é essencial.

Tudo começa com uma semente. Às vezes, nos deparamos com coisas aparentemente insignificantes, pequenas demais para despertar o nosso interesse – são sementes que desprezamos porque nossos olhos estão empoeirados com uma vida repleta de superficialidades, que afastam nosso coração daquilo que realmente tem valor.

A sensibilidade para enxergar nas pequenas coisas a potencialidade de algo maior, é que faz a diferença na vida. Pequenos gestos como: um sorriso, um abraço, um perdão, um olhar carinhoso, podem ser a semente que produzirá muita transformação. Toda semente é, potencialmente, o começo de uma nova vida.

Hoje, o grande desafio para o homem é estar no mundo com um coração de semeador. É plantar o amor onde ele não existe; cultivar a paz em campo minado; semear alegria onde predomina a tristeza. Somos as sementes de Deus neste mundo!

Não espere que a porta se feche. Ela se fecha, todas as vezes que nos trancamos em nós mesmos e nos excluímos do mundo. Quando, também, trancamos a porta do nosso coração e deixamos de fora as pessoas que amamos – sementes de Deus para nossa vida.

Jesus Cristo ensinou: “onde estiver vosso tesouro, aí estará, o vosso coração”. Por isso, não nos esqueçamos das sementes! Elas são a verdadeira riqueza que possuímos.

Autor da mensagem: Desconhecido

Contribuição: Francisco Campos


A terra é um provável paraiso perdido.
Autor:   Frederico Garcia Lorca
Copyright 2004-2024 - Pesquisar.org - Todos os direitos reservados.